A Terapia Ortomolecular é um método terapêutico preventivo baseado na reabilitação celular, no restabelecimento do equilíbrio químico do organismo, por meio do consumo de nutrientes.
Afasta ameaças de doenças e promove o equilíbrio orgânico, mediante a reabilitação celular com base no uso de substâncias, principalmente, os nutrientes. Este objetivo é conseguido por uso de vitaminas, minerais, fitoquímcios e fitoterápicos, que vão neutralizar as tóxinas e contribuir para a qualidade de vida das pessoas. Ainda, a terapia ortomolecular pode melhorar a saúde do indivíduo, prevenindo o surgimento de doenças.
A terapia ortomolecular proporciona o melhor aproveitamento dos nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Baseia-se ainda na prática de estilos de vida mais saudáveis seguidos por pessoas preocupadas com a sua saúde.
Sabe-se, no entanto, que as informações sobre terapia ortomolecular são geralmente fornecidas por pessoas nem sempre habilitadas, podendo levar a um consumo alimentar inadequado. Portanto, parece necessário o esclarecimento desses pontos em cursos e disciplinas como esta, em que serão abordadas as orientações básicas e adequadas sobre a terapia ortomolecular.
Para indivíduos preocupados com sua saúde, é fundamental a adesão de uma alimentação saudável, com melhor aproveitamento dos nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.
Torna-se fundamental compreender os processos patológicos e a utilização da terapia molecular capaz de neutralizar os efeitos nocivos das doenças.
A terapia ortomolecular irá auxiliar na promoção da saúde e bem estar do indivíduo. Desta forma, é fundamental conhecer a interação dos nutrientes com o organismo.